segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ESPECIAL DO MÊS : " Zé do Caixão "


fonte: wikipédia


Nesse mês o homenageado é o famoso Zé do Caixão ! , e hoje conheceremos quem é o homem atrás do  personagem ! .

Seu nome real é José Mojica Marins , nasceu em São Paulo em 13 de março 1936, embora Mojica seja conhecido principalmente como diretor de cinema de terror, teve trabalhos anteriores cujos gêneros variavam entre faroestes, dramas, filmes de aventura, dentre outros, incluindo filmes do gênero pornochanchada, filmes de comédia-sexo soft-core populares, no Brasil, durante aquela época

Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente desprezado pela crítica nacional, passou a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados cult no circuito internacional. Mojica é considerado como um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.


Mojica Marins criou um personagem popular sem basear-se em nenhum mito do horror conhecido mundialmente. "Zé do Caixão", seu personagem mais conhecido, foi criado por ele em 11 de outubro de 1963, após ser atormentado por um pesadelo no qual um vulto o arrastava até seu próprio túmulo. Segundo o próprio José Mojica Marins, o nome Zé do Caixão veio de uma lenda de um ser que viveu há milhões de anos no planeta terra que se transformou em luz e depois de anos esta luz voltou a terra. A primeira aparição do personagem foi no filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1963).
   E fiquem ligados que em breve muito mais curiosidades do mestre do terror brasileiro  por aqui no Blog!.    

Nenhum comentário: